A reunião da Comissão Política Estadual do PCdoB Ceará realizada neste sábado (14), na sede do partido em Fortaleza, aprovou resolução sobre conjuntura e projeto eleitoral para 2020. O documento político destaca preocupação com a economia e a pandemia do Coronavírus, como também ressalta a importância do desafio eleitoral.

“A propagação da doença causa profundos impactos na vida das pessoas com reflexos negativos para a economia mundial que já vinha em dificuldades em função da crescente concentração de renda nos países capitalistas, da guerra comercial entre os EUA e a China”, apontou a resolução.

A direção política conclama as direções municipais a reforçarem ainda mais a construção das chapas de vereadores para que o partido chegue ao maior número possível de pessoas e lideranças que queiram participar da vida política estadual e dos municípios.

“Conclamamos o conjunto de nossos dirigentes municipais e demais lideranças partidárias a trabalharem intensamente, até o início de abril, tendo em vista a filiação do maior número possível de lideranças, com ou sem mandato, que pretendam se candidatar, seja aos cargos majoritários ou proporcionais”, destacou a Comissão Política Estadual.

Leia na íntegra:

Fortalecer o Partido, derrotar o governo entreguista e reacionário

Vivemos sob o impacto da pandemia do Coronavírus. A propagação da doença causa profundos impactos na vida das pessoas com reflexos negativos para a economia mundial que já vinha em dificuldades em função da crescente concentração de renda nos países capitalistas, da guerra comercial entre os EUA e a China, e, mais recentemente, da disputa entre os países produtores de petróleo que levou a uma redução de 30% no preço do barril, provocando quedas violentas nas bolsas de valores na última semana.

No Brasil, cuja situação econômica já era preocupante decorrente do medíocre crescimento do PIB em 2019, e que vem caindo nos últimos três meses, da manutenção de alta taxa de desemprego e da crescente fuga de capitais, agora assiste atônito à chegada e propagação do vírus em nosso território. Em função da queda do preço do barril de petróleo, a Bolsa de Valores de São Paulo despencou, o dólar foi às nuvens e as previsões de crescimento para este ano se reduzem a cada dia, chegando, os mais pessimistas, a falar em recessão. E o pior, o governo de plantão, ao invés de propor medidas que favoreçam a retomada do crescimento, insiste com a velha receita neoliberal de reformas que enfraquecem o Estado, retiram direitos e concentram ainda mais a renda nas mãos de uma pequena parcela de rentistas. Até a derrubada de um veto presidencial que impedia a ampliação da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para quem percebe uma renda entre um quarto e meio salário-mínimo, que injetaria R$20 BI na economia, é contestado pela equipe econômica que promete recorrer ao STF para derrubar a decisão legítima do Congresso Nacional. Ademais, continua sua escalada entreguista subordinada aos interesses norte-americanos e contra a cultura, a liberdade de imprensa, o Congresso, o STF e assim por diante.

É dever e responsabilidade de todos, participar, sem pânico, do esforço nacional de combate ao vírus, adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, aproveitando para ressaltar o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e do SUAS (Assistência Social) e que por isso mesmo precisam de mais recursos para cumprir com suas missões, na defesa da saúde e das populações de baixa renda.

Mas, enquanto manifestações públicas e as mais diferentes atividades sociais que aglomerem um grande número de pessoas estão sendo canceladas ou adiadas, a vida segue e algumas tarefas urgentes não podem ser postergadas. Temos até o dia 4 de abril para filiar novas lideranças que pretendam fortalecer o nosso projeto e disputar as eleições deste ano.

Temos constatado desde o dia cinco último, uma intensa movimentação de entrada e saída nos mais diversos partidos, em todos os municípios. O assédio, principalmente dos partidos maiores é intenso, inclusive sobre os nossos camaradas, levando a alguns pedidos de desfiliação. Por outro lado, outras lideranças que pretendem se candidatar também têm buscado a nossa legenda.

Assim, conclamamos o conjunto de nossos dirigentes municipais e demais lideranças partidárias a trabalharem intensamente, até o início de abril, tendo em vista a filiação do maior número possível de lideranças, com ou sem mandato, que pretendam se candidatar, seja aos cargos majoritários ou proporcionais. Precisamos, e é possível, construir chapas de vereadores em todos os municípios onde o Partido esteja minimamente organizado. Somos um Partido que tem uma história de 98 anos de luta, cujo programa está sintonizado com as exigências do desenvolvimento nacional, defende os direitos do povo e a democracia. Além disso, temos o orgulho de abrigar em nossa legenda lideranças nacionais e estaduais que são referências para o povo como o governador Flávio Dino, a ex-deputada Manuela D’Ávila, a deputada Jandira Feghali, os deputados estaduais Carlos Felipe e Augusta Brito, o senador Inácio Arruda e os ex deputados Chico Lopes e João Ananias, entre outros. Ressalte-se ainda que, o Movimento 65 e a Plataforma dos Comuns, dois importantes instrumentos que, se bem trabalhados, possibilitam a aglutinação de diversas lideranças em torno de nossas propostas e de nossa legenda.

Serão vinte dias decisivos camaradas, abracemos com entusiasmo e energia a tarefa de construção de nosso projeto, filiando novos lutadores e lideranças do campo democrático e progressista que possibilitem a nossa participação no pleito que se avizinha em melhores condições de obtermos êxitos políticos e eleitorais em 2020, fortalecendo a resistência contra o fascismo e projetando novos êxitos para 2022.

Mão à obra!

Fortaleza, 14 de março de 2020.

Comissão Política Estadual do PCdoB-CE.