Há entre nós, homens e mulheres que “dobram” a história. Os “dobradores de história” são aqueles que, em momento decisivos, tornam-se determinantes para a construção de um novo mundo ao transformar toda a lógica esperada e surpreender, mudando suas vidas e a dos que estão a sua volta, sem que necessariamente saibam do papel que estão exercendo. Comunistas, revolucionários e sonhadores de maneira geral são “dobradores” de história”, pois sentem-se naturalmente motivados a modificar tudo aquilo que estava predeterminado pelo sistema para tornar possível a igualdade de todos os povos.
Hoje (16), com muita tristeza, nos despedimos de mais desses notáveis seres, que num período infeliz de nossa história, transformou sua vida de trabalhador metalúrgico para se tornar uma liderança sindical metalúrgica disposta a enfrentar o sistema e mudar sua vida, a de seus colegas de trabalho e do país. Transformando-se em um desses nomes que ainda hoje não são louvados em praças e ruas, mas que fizeram enorme diferença na construção da resistência metalúrgica durante o chamado período da distensão militar.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), de Fortaleza agradece a trajetória de vida e luta de Raimundo Guerreiro, militante comunista que esteve a frente do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará , participando ao lado de outros notáveis como Francisco Lira (PT) da luta contra a ditatura militar e dos movimentos grevistas que fortaleceram o levante fomentado pelo chamado ABC.
A luta dos metalúrgicos cearenses contra o sistema sanguinário e opressor deve ser lembrada pela força de manutenção de greve por mais dias do que os esperados, pela entrega de jornais de resistência mesmo com proibição e pela suada militância de criação de bases feito muitas vezes, após as exaustivas jornadas de trabalho.
Por Marina Valente, Fortaleza.