Escolha uma Página

No último sábado (9), a Comissão Estadual de Formação do Partido Comunista do Brasil no Ceará realizou o Encontro de Professores da Escola, via videoconferência, participando 44 comunistas das diversas regiões do estado. O objetivo do PCdoB é que todo militante tenha acesso às bases teóricas e ideológicas da política do partido – o marxismo-leninismo – e ao conhecimento da realidade brasileira: sua história, a conjuntura e perspectivas.

O evento contou com os seguintes debates: atualização política, apresentado pelo presidente estadual do partido, Luís Carlos Paes; planejamento da pasta de formação e propaganda para o biênio 2020 e 2021, exibido pelo secretário, Abel Rodrigues; e o currículo da Escola, como também sua dinâmica e funcionamento, com exposição de Joan Edesson, professor da Escola Nacional João Amazonas e membro da comissão estadual de formação e propaganda. Os participantes também opinaram sobre os temas abordados.

Abel Rodrigues, secretário de Formação e Propaganda do PCdoB Ceará, ressalta a importância do aprofundamento político. “Para um partido comunista a formação é fundamental, dominar a teoria da transformação social é básico e não se dá espontaneamente.  O PCdoB tem longa história e cultura consolidada em assegurar formação política, teórica, ideológica, ética, cultural, dos seus militantes e dirigentes”, afirmou Abel.

O Secretário também decorreu sobre a necessidade da formação na contemporaneidade. “No momento atual, em que a crise econômica, social e política, já existente, tanto no Brasil, como em todo o mundo capitalista, é agravada com a pandemia, torna-se mais importante consolidar convicções e compromissos, em boa medida, assegurados através de uma formação sólida e coerente. Mais um desafio que enfrentamos com garra e coragem aqui no Ceará”, foi enfático Abel Rodrigues.

O intuito do encontro de recompor e renovar o corpo de professores da Secção Estadual da Escola do PCdoB foi atingido com êxito. Com as atividades de formação dinamizadas o encontro foi considerado, para comissão de formação, rico e positivo.

Conheça os coordenadores de área da Escola Estadual de Formação João Amazonas e Escola Nordeste II

Coordenadora de filosofia: Maria Pereira

Coordenador de Estado e Classe: Joan Edesson

Coordenador de Economia: Abel Rodrigues

Coordenadora de Socialismo: Edina Rodrigues

Coordenador de Partido: Cabo Chico

Informações sobre a Escola no e-mail: [email protected]