Escolha uma Página

A Secretaria Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB do Ceará realizou no último sábado (25/07), o 3° Encontro de Professores da Escola Nacional do PCdoB João Amazonas – Seção Ceará. A Escola cearense tem realizado encontros mensais para debater textos básicos da Teoria Marxista.

O objeto de estudo do encontro de sábado foi o “Manifesto do Partido Comunista”, escrito por Marx e Engels e lançado em 1848. O evento, no formato de web conferência, contou com a participação de mais de 40 professores e professoras e teve como conferencista o doutor em História Social pela USP e secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, Julio Velozzo, que destacou, entre outras questões, o papel do Manifesto, seu objetivo histórico inicial e o contexto social, politico e econômico no qual foi escrito.

Para Abel Rodrigues Avelar, secretário estadual de Formação e Propaganda, o encontro comprovou como muito positiva a sistemática adotada pela Comissão de Formação e Propaganda. “A exposição inicial do Júlio foi primorosa e permitiu que o debate se desenvolvesse de forma muito rica, a partir das intervenções especiais de dez minutos, apresentada por um membro de cada Núcleo de Ensino e Pesquisa da Escola, que ajudaram a enriquecer mais ainda o debate”, disse o dirigente.

De acordo com a secretária de Formação e Propaganda do municipal de Fortaleza e professora da Escola, Maria Pereira, o estudo é uma das tarefas do militante comunista e realizá-lo coletivamente é “proveitoso e gratificante”. “Estamos todos de parabéns pelo terceiro encontro de professores da nossa escola”, salientou Maria.

As demais obras que serão tema de encontro de professores são: “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico”, de Engels e “As três fontes e as três partes constitutivas do Marxismo”, de Lênin. Segundo o Secretário, esta sequência de estudos faz parte das atividades definidas no planejamento bianual da Comissão de Formação e Propaganda, tendo como objetivo dinamizar as atividades da Escola Estadual do PCdoB, “e isto se inicia pela dinamização do seu corpo docente”. A Comissão continuará realizando durante todo seu mandato, uma série atividades com a finalidade de promover a formação teórica dos comunistas e disseminar a visão histórico-crítica dos fundamentos teóricos da sua politica.

Por Daniele Cavalcante