Realizadas num quadro de grave crise econômica e sanitária, condicionadas pelo desgaste e dispersão das forças de esquerda, as eleições municipais, em seu primeiro turno, confirmaram, com o seu resultado, as avaliações que vínhamos anunciando: grande derrota de Bolsonaro, vitória maior dos candidatos de centro e da direita não fascista, e presença ainda secundária da esquerda nos maiores centro populacionais.

Quanto ao PCdoB, pressionado pelo fim das coligações proporcionais e pela cláusula de barreira, definiu em sua tática eleitoral o lançamento de lideranças na disputa majoritária em grandes cidades, o que deverá ser avaliado logo após o segundo turno.

Aqui no Ceará, elegemos prefeitos em Ipu e São Luís do Curu, duas das cinco cidades em que disputávamos com maiores chances. Conquistamos ainda 42 mandatos de vereadores, dentro do esperado. Nossas grandes derrotas foram as perdas das cadeiras no legislativo de Fortaleza e Maracanaú.

O resultado precisa ser avaliado com critério pelos comitês municipais e pela direção estadual, sem análises simplistas ou derrotistas que, além de não apreenderem a rica experiência de todo o processo, levam ao desânimo e ao imobilismo político.

A eleição, por outro lado, ainda não terminou. Resta o segundo turno em Fortaleza e Caucaia. Nas duas cidades um quadro similar, uma disputa entre candidaturas do campo democrático, José Sarto e Naumi Amorim, contra os candidatos bolsonaristas, capitão Wagner e Vitor Valim.

Assim, ao tempo em que agradecemos aos candidatos, militantes e amigos que se empenharam com muita determinação nesta batalha do primeiro turno, conclamamos a todos a não se dispersarem e cerrarem fileiras para derrotarmos Bolsonaro e seus candidatos nas duas maiores cidades do Ceará.

– Todo apoio a Sarto em Fortaleza e Naumi em Caucaia!

– Em defesa do Brasil, dos direitos do povo e da democracia!

– Fora Bolsonaro!

Fortaleza, 16 de novembro de 2020