Escolha uma Página

Em formato virtual, foi realizada, nesta sexta-feira (7/1), a cerimônia de transmissão de cargo ao novo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Carlos Décimo de Souza. O evento teve início às 10h, via Google Meet.

O novo titular da Secitece foi nomeado pelo governador Camilo Santana em substituição a Inácio Arruda, que deixou o cargo no final de dezembro, para uma provável disputa a deputado federal pelo PCdoB nas eleições de 2022. Carlos Décimo já integrava a pasta, como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna.

Durante a cerimônia, Inácio, ao transmitir o cargo para o novo secretário, relembrou a história de envolvimento com as causas populares de Carlos Décimo e afirmou: “Quero então passar essa grande responsabilidade para um companheiro de longas jornadas. Estamos trabalhando juntos há algumas décadas, lembro que começamos na Câmara de Vereadores trabalhando com muita preocupação pela nossa cidade, ali formamos uma comissão para acompanhar a Assembleia Constituinte Estadual e formamos essa comissão para poder exatamente debater o recurso destinado a ciência e tecnologia especialmente os 2% que foi destinado à Associação de Apoio a Pesquisa. Tenho assim a consciência do trabalho correto e a presença de Carlinhos é a garantia não só de que nós vamos elevar a qualidade do nosso trabalho como vamos manter firmes as políticas para continuar a instituir a nossa pasta como política de Governo do Estado.

Em sua fala, o novo secretário saudou os reitores presentes Hildebrando Soares (Uece), Fabianno Alencar de Carvalho (UVA) e Francisco Lima Junior (Urca), Silas Alencar, presidente do Centec, Francisco magalhães, presidente do Nutec, a vice-reitora da Unilab, Claudia Carioca; o ex-reitor do IFCE, Virgílio Araripe; o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, além de outros representantes das instituições ligadas ao setor de C&T do Estado, o Secretário Executivo da Secitece Francisco Carvalho e demais representações: “ Quero cumprimentar também Luis Carlos Paes, Presidente Estadual do PCdoB, cumprimento diretamente de Brasília minha companheira professora Maria Valéria que me acompanha com muita paciência minha trajetória e a minha filha Nayara Duarte que estão acompanhando  diretamente de Brasília. Refleti bastante o que deveria falar nesse rito de passagem. O rito de passagem  é desde os tempos mais remotos até agora na contemporaneidade  também um rito de comemoração, as civilizações fazem isso e eu quero nesse rito de passagem de transmissão de passagem de posse, bastante simbólica, porque no dia 5 de Janeiro fui nomeado pelo governador Camilo Santana Santana e pela governadora izolda cela para o cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará e trata-se de fato do reconhecimento do trabalho realizado de homens e mulheres que estiveram à frente da Secitece. Destaco a atuação do então secretário Inácio Arruda, esse homem extraordinário pela sua capacidade de trabalho, dedicação e diálogo. Me sinto honrado com a indicação, considero uma vitória que está além para o individual, estendendo-se também para todos e todas os filhos e filhas de trabalhadores que superam as limitações impostas a sua classe social. Agradeço a confiança a mim depositada ao mesmo tempo que assumo compromisso nessa nova tarefa para o avanço de um projeto que se propõe a democratizar a Ciência a Tecnologia e a Educação Superior do Estado do Ceará.”

Membro do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Décimo assume com a expectativa de continuar o trabalho de popularização e prioridade como política de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. O PCdoB, através da indicação de Inácio Arruda , ainda na primeira gestão de Camilo Santana, em 2015, implementou e deu continuidade , aumentando o alcance e popularizando a ciência, junto com uma equipe capacitada e comprometida, projetos importantes como os Corredores Digitais e a realização anual da Feira do Conhecimento a partir de 2017 em formato presencial e mais recentemente virtual. Para 2022 mais uma edição está prevista.

Assim como os filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras que referiu em sua fala, Carlos Décimo tem uma forte história de superação e luta. Nascido em Camocim, em sua pré adolescência, já morando na cidade de Sobral, Carlos Décimo, para ajudar a família, vendia picolé na Estação Ferroviária, vendendo também carvão para complementar a renda familiar. Em 1982, já em Fortaleza, entra para a Universidade Federal do Ceará, participando intensamente do movimento estudantil universitário. Possui graduação em Engenharia de Pesca. Participou dos cursos de Extensão “Excelência nos Serviços Públicos – Versão Brasileira da G.Q.T”, pela Universidade Estadual do Ceará (1994); “Impactos Ambientais Sobre a Ictiofauna e a Pesca nos Empreendimentos Hidroelétricos” (1988) e “Extensão Pesqueira” (1984), ambos pelo Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. Carlos Décimo já foi assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados (2014-2018), assessor Técnico do Senado Federal (2007 a 2014), chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados (1995 a 2006) e no último, até ser nomeado como novo secretário  foi secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece.