Escolha uma Página

Na manhã desta sexta-feira (1.4), o ex Senador Inácio Arruda esteve em Camocim para receber o Título de Cidadão Honorífico de Camocim, concedido pela Câmara Municipal de Camocim, pelos serviços prestados ao município.

Em seu discurso de agradecimento na Tribuna do Plenário da Câmara Municipal, Inácio Arruda agradeceu à Câmara Municipal e fez um relato de sua ligação pessoal e como parlamentar com o povo da cidade de Camocim, ressaltando também a proximidade dos comunistas na vida e no desenvolvimento do município, desde o início dos anos 20, no seculo 20, quando os comunistas iniciaram atuação na cidade, conhecida como cidade vermelha e deram origem desde então ao Partido Comunista do Brasil no Estado do Ceará. Agradeceu à Casa parlamentar pela homenagem que seria feita logo após , também em seu Plenário,ao centenário nacional do PCdoB.

Da Tribuna, expressou a felicidade de como parlamentar e mais recentemente Secretário de Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado, ter a oportunidade de contribuir com a educação e o desenvolvimento do município.

Durante a Sessão, vários parlamentares fizeram questão de falar. O vereador Antônio Silva Veras Coelho agradeceu ao vereador Mário Roberto (PCdoB) por ter proposto o Título de Cidadão Camocinense ao ex senador, sendo aprovado então pela Câmara e ressaltou que dessa forma a Câmara e a cidade de Camocim poderiam fazer uma justiça histórica, um resgate e um agradecimento a uma grande dívida que o município tem com o ex senador Inácio Arruda “Me sinto gratificado pelo que o senhor fez por Camocim e me sinto mais por ser alguém que é exemplo de conduta, que pode ser espelho. “O senhor tem uma trajetória inatacável, vossa excelência nos enriquece na política. Tantos falam mal dos políticos e o senhor é hoje alguém que serve de modelo para a política e que nos orgulha”.

Seguindo a homenagem, o vereador Manoel Vieira também parabenizou Inácio Arruda e salientou que iniciou sua vida política no PCdoB, através da influência de camaradas como Simião Brandão, fazendo parte da União da Juventude Socialista e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Camocim. “Muito importante e necessário que essa Casa faça o registro de seus bons serviços prestados para nossa cidade. O senhor sempre pensou no bem e hoje Camocim é sua cidade e estamos felizes por isso.

O vereador Mário Roberto, autor da proposição, ressaltou a importância do reconhecimento da casa pelos serviços prestados: “Inácio é uma pessoa que nos apoia e em 2022 estamos do seu lado, porque o senhor é um grande nome e é preciso voltar à Câmara dos Deputados uma pessoa de compromisso com o povo de Camocim”

Para o vereador César Araújo Vieira, que também fez uso da palavra, ” é preciso agradecer ao Senador pelas emendas e ajuda que sempre ofereceu ao povo camocinense. Lembro que quando eu era presidente da União dos Vereadores do Ceará, fomos recebidos pelo Senador em Brasília, no Senado Federal. Na época ele nos destinou como emenda individual 150 mil reais, que nos possibilitou fazer a construção da sede da União dos Vereadores do Ceará”

Para a vereadora Maria Iracilda Rodrigues: “É uma honra conceder o Título de Cidadão Camocinense para o senador, sendo acompanhada na fala pela colega vereadora Lúcia Melo que elogiou o jeito simples e humilde do Inácio e o início de sua trajetória parlamentar também como vereador “estamos lhe homenageando e lembro quando o senhor fez o lançamento do IFCE de Camocim e de como ficamos felizes naquele momento e agora também temos o prazer de recebermos a UVA de Camocim.

O Presidente da Câmara José Jeová Vasconcelos então agradeceu a presença do senador e afirmou: “Senador,  Camocim é agora a sua segunda casa”

Em sua fala final de agradecimento, Inácio também fez questão de lembrar de Dona Guiomar “uma grande mulher que na década de 1940 dirigiu a Federação de Mulheres Cearenses. Dona Guiomar abraçou a causa da participação da mulher na política, uma mulher sagaz e firme, filha de Camocim , e concluiu afirmando para todo plenário “sinto-me muitíssimo honrado com esse título, que vou guardar para sempre, para minha vida inteira.

Em sua passagem por Camocim, Inácio Arruda também encontrou o professor e historiador Carlos Augusto, autor, entre outros, do livro, Camocim, Cidade Vermelha. A convite do Diretor do IFCE de Camocim, professor Gilson , acompanhado da presidenta da União Estadual dos Estudantes Universitários do Ceará  -UEE CE , Yara Larissa, visitou o equipamento e reuniu com servidores e funcionários Nos estúdios da Rádio Meio Norte, foi entrevistado pelo radialista Rafael Barbos a, onde tratou de temas como as eleições de 2022 e a importância de apoiar Lula para derrotar o governo atual e seus retrocessos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De Fortaleza, Andrea Oliveira