Escolha uma Página

O Comitê Estadual do PCdoB-CE, reunido neste sábado (14.5), aprovou por unanimidade Resolução Política.

*Derrotar Bolsonaro e seus aliados no estado, eleger parlamentares comunistas e fortalecer o Partido*

Um quadro de profunda crise econômica, social, política e ambiental aflige o Brasil, com graves repercussões na vida do povo, em especial com o elevado desemprego e subemprego, a redução da renda das famílias, o aumento do custo de vida, da miséria e da fome que assola milhões de lares.

Responsável maior pela crise de seu desgoverno, Bolsonaro insiste, a todo custo, em continuar no Planalto para manter a agenda ultraliberal, antinacional e autoritária a serviço do mercado financeiro e dos monopólios internacionais. Para tanto, adota diversas medidas de caráter demagógico e busca manter sua base mobilizada com o velho discurso de ódio. Apesar disso, não tem sua reeleição assegurada.

Todas as pesquisas realizadas recentemente, mesmo sinalizando uma pequena melhoria da avaliação de Bolsonaro, indicam uma rejeição superior a 60% da população ao seu governo. Ao mesmo tempo, mantém-se uma diferença de cerca de 15% no primeiro e de 20% no segundo turno, favoráveis a Lula que vem construindo uma aliança ampla, contando com o apoio de sete partidos e diversas lideranças regionais de outras legendas. Ademais, a indicação de Geraldo Alckimim, para vice, fortalece esta ampliação em direção ao centro.

Com a possibilidade de uma derrota eleitoral no horizonte, Bolsonaro, com sua formação autoritária, de cunho fascista, tumultua o processo e se prepara para a possibilidade de aprofundamento do golpe de 2016, o que vem ampliando ainda mais o seu isolamento político no país e no exterior.

Este aspecto da conjuntura não pode ser menosprezado. É preciso ter claro que não basta derrotar Bolsonaro nas urnas. Urge deter este movimento, de caráter antidemocrático, pelo não reconhecimento do resultado das urnas, a partir do Palácio do Planalto, com respaldo de influentes generais, que propaga uma falsa narrativa de que as urnas eletrônicas não garantiriam a lisura do pleito. É necessário portanto construir uma ampla frente democrática e mobilizar grandes contingentes da população para inibir mais esta ação golpista.

*Unir os cearenses para aprofundar as mudanças*

No Ceará, o esforço pela manutenção e evolução do atual projeto político exige muito empenho para superar eventuais divergências e contradições visando a consolidar a necessária frente política para derrotar Bolsonaro e seus aliados estaduais que marcham com o capitão Wagner.

O PCdoB, convicto de que a vitória contra a extrema-direita cearense exige a manutenção e ampliação da atual aliança política, conclama os demais partidos e forças sociais do campo democrático e progressista, que dirigem o estado, que busquem a unidade e não a fragmentação. A escolha do nome para comandar esta grande aliança deve, ao nosso ver, levar em conta o desafio de melhor representar e unificar o conjunto dessas forças, reunindo assim as melhores condições para derrotar a oposição e manter e aprofundar as mudanças em curso desde 2007.

*Eleger parlamentares comunistas*

A eleição de uma forte bancada progressista e democrática para o Congresso Nacional e para o parlamento estadual também desempenhará importante papel neste processo, constituindo-se, ao lado da eleição do presidente, da governadora ou governador e senador numa condição essencial para as futuras mudanças que têm por objetivo a reconstrução nacional e os avanços em nosso estado.

Assim, é tarefa urgente e de primeira grandeza, criar as condições, em todos os locais onde o Partido atua, para desenvolver um largo movimento que mobilize milhares de cearenses tendo como centro a reconquista de nossa posição na Câmara Federal e a manutenção de nossa representação na Assembleia Legislativa.

Ressalte-se ainda, a importância da pré-campanha, que já se iniciou, para assegurar a construção da base política e de massas para o desenvolvimento posterior da campanha a partir de meados de agosto.

É urgente, portanto, concluir o processo de definições internas acerca de nosso projeto, alocando quadros e militantes, na capital e no interior, de acordo com as necessidades políticas e a realidade local, levando em conta o projeto eleitoral do Partido. A união, coesão e mobilização de nossas fileiras é imprescindível para a nossa vitória.

Fortaleza, 14 de maio de 2022
Comitê Estadual do PCdoB-CE