O Partido Comunista do Brasil-PCdoB, ao tomar conhecimento de procedimento disciplinar aberto pela Secretaria de Administração, da Prefeitura Municipal de Crato, publicado no D.O.M de 13 de junho de 2023, envolvendo o servidor Samuel Duarte Siebra que também é presidente municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB,  o diretório municipal desta agremiação se reuniu para apreciar os fatos e tecer as seguintes considerações:

1- Considerado a lei nº 2468/2008, que trata do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério do Município do Crato, que no seu art.30, §1º,  versa sobre o afastamento de dois anos para cursar mestrado, podendo ser renovado inicialmente a cada ano o afastamento do servidor, e não a cada semestre como estabeleceu a administração pública para indeferir o pedido de renovação de licença;

2- Considerando que o professor e militante comunista, foi aprovado em mestrado na UFMG , tendo como Universidade polo  a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, tendo até o presente momento 100% de frequência  com notas acima da média  em todo transcurso de sua formação;

3- Considerando que o servidor Samuel Duarte Siebra, ao ser notificado da  decisão do município que considerou a intempestividade do seu pedido de renovação do seu afastamento, ingressou com recurso para reconsideração de ato, com protocolo de nº 20232702006 de 27 de fevereiro de 2023, e até a presente data não respondida pela administração pública;

4- Considerando, que o afastamento para o mestrado é direito do professor, lei nº 2468/2008, haja visto que os reais beneficiários serão todos aqueles que precisam dos serviços públicos de educação;

5-Considerando que todos os documentos exigidos para o pedido da renovação: Relatório circunstanciado de atividades acadêmicas, comprovante de matricula, histórico e todos os demais que comprovam a presença ativa do servidor no mestrado durante todo o primeiro ano de afastamento terem sido apresentados conforme protocolo nº 1313138-SIPA;

Diante o exposto  a direção municipal do PCdoB ,observa com muita preocupação  o desenlace  desse ato político administrativo da gestão  Zé Ailton Brasil e ao mesmo tempo reitera total e irrestrita solidariedade ao servidor publico e militante  Samuel Duarte Siebra, bem como a todos os professores da rede municipal do Crato, temporários e efetivos que buscam a sua valorização e capacitação a bem do interesse público de nosso município.

Crato, 14 de junho de 2023.

Direção Municipal do  Partido Comunista do Brasil –  Crato/CE.