Em reunião no dia 26 de julho passado, o Comitê Municipal do PCdoB de Camocim, expulsou dos quadros partidários o vereador camocinense Mário Roberto Ferreira Lima, por infidelidade partidária.

Mário filiou-se ao partido em 2020, sendo eleito para a Câmara Municipal de Camocim (2021-2024) naquele mesmo ano. Nas eleições seguintes de 2022, o vereador quebrou a unidade de ação política local, decidindo declarar e fazer campanha a candidaturas bolsonaristas contrárias ao PCdoB, apoiando para deputado federal Heitor Freire, governador Capitão Wagner, incluindo apoio à candidatura de Bolsonaro à presidência da República.

“Ao apoiar declaradamente Bolsonaro, pegando todos de surpresa, não restou alternativa a não ser a abertura do processo disciplinar que resultou na expulsão do vereador Mário Roberto de nossos quadros”, informou em nota o Comitê Municipal do PCdoB em Camocim.

Após as Eleições de 2022, Mário Roberto foi destituído de suas funções no partido, seguindo orientações do Comitê Estadual. O mesmo Diretório Estadual e Municipal do PCdoB propuseram ainda ao parlamentar a possibilidade de desfiliação através de declaração de anuência antes do início do processo disciplinar, que foi rejeitada pelo mesmo.

Já em sua defesa registrada na ata de reunião da Comissão Disciplinar, o vereador Mário Roberto declarou que “não se sente ‘comunista’ e sim um conservador e que não comunga com os ideais de esquerda”.

O presidente do PCdoB Camocim, James Pires, também comentou a decisão do partido. “O PCdoB tem a consciência tranquila com relação ao vereador Mário Roberto. Mesmo sendo um sindicalista, preferiu apoiar e defender em 2022 quem estava justamente contrário aos ideais progressistas. A ele foram dados todos os direitos de resposta, previstos no Estatuto Partidário.”

O vereador Geomar Sotero também sofreu sanção disciplinar de 6 meses de suspensão, com menor intensidade, pois diferente do vereador Mário Roberto, deixou claro seu distanciamento do bolsonarismo apoiando a chapa majoritária definida em convenção (Elmano-Camilo-Lula), manifestando ainda disposição para seguir as orientações estatutárias do partido.